Cauterização Capilar

ORDENAR POR:

cauterização capilar é um procedimento que tem como objetivo reconstruir os fios, de forma acabar com o frizz, reduzir o volume e promover a suavidade, hidratação e brilho dos fios, isso porque é feita usando calor e queratina, que é proteína que garante a estrutura aos cabelos.

Ao longo do tempo, nossos cabelos podem ser danificados por diversos fatores, como calor excessivo, produtos químicos e até mesmo agressões ambientais. A cauterização é como uma terapia intensiva para os cabelos, repondo nutrientes essenciais e reparando danos.

cauterização capilar, apesar de poder ser realizada em casa, é recomendada que seja feita no salão para garantir os efeitos, além de que quando a queratina é utilizada em excesso pode haver endurecimento dos fios. O efeito da cauterização depende do tipo, estrutura e resposta do cabelo ao tratamento, podendo ser necessário que seja repetida a cada mês ou a cada 3 meses.

Benefícios da Cauterização:

  • Restauração Profunda: A cauterização age nas camadas mais internas do cabelo, proporcionando uma recuperação intensiva.
  • Brilho e Maciez: Com a estrutura reparada, seus cabelos ganharão um brilho radiante e uma textura sedosa.
  • Fortalecimento: Fios enfraquecidos ganham força e resistência, reduzindo a quebra e as pontas duplas.
  • Proteção Duradoura: A camada de proteção formada pela cauterização ajuda a proteger os cabelos contra danos futuros. 

 

cupom%20do%20blog.jpg

Para que serve á Cauterização

A cauterização capilar é um tratamento que promove a reconstrução dos fios, sendo indicada para cabelos danificados, frágeis, quebradiços ou com as cutículas abertas. A reconstrução dos fios acontece devido à queratina líquida utilizada no procedimento que, devido aos seus efeitos nos fios, permite que as vitaminas e minerais ajam mais facilmente no cabelo, promovendo hidratação, maciez e brilho.

O processo de cauterização envolve a aplicação de produtos ricos em proteínas e aminoácidos, que penetram nas cutículas dos fios. Em seguida, é aplicado calor controlado para selar essas substâncias, reconstruindo a fibra capilar e proporcionando uma camada de proteção. O resultado é um cabelo mais forte, resistente à quebra e com um brilho deslumbrante.

Apesar de poder promover aspecto mais liso ao cabelo, a cauterização não promove o alisamento, sendo esse efeito devido à reconstrução dos fios. Isso porque os produtos envolvidos na cauterização não possuem químicos e, por isso, não alteram a estrutura dos fios.

Estrutura do fio antes e após cauterização capilar

Foto ilustrativa: Fio capilar antes e depois da cauterização.

 

Qual é o procedimento da Cauterização

O processo de realização da técnica pode variar um pouco dependendo do kit utilizado pelo profissional, mas geralmente inclui as seguintes etapas:

- Lavagem do cabelo: com shampoo anti-resíduos apropriado, de forma a abrir as cutículas dos fios. Esta etapa serve para garantir que o cabelo se encontra pronto para receber e absorver o produto da cauterização;

- Aplicação da queratina: a seguir à lavagem é indicada a utilização de um creme selante ou de um condicionador combinado com ampolas de queratina;

- Uso de calor: por fim, é feita a etapa térmica, que inclui a realização de escova e passagem de chapinhas nos fios. A chapinha deve ser feita em mechas bem finas e cada mecha deve ser alisada 5 a 6 vezes.

Dependendo da marca utilizada, a seguir à chapinha pode ser recomendada a lavagem do cabelo de forma a retirar o excesso de produto usado ou pode ser indicado que o produto permaneça nos fios durante alguns dias.

Além da cauterização capilar profissional, existe também a cauterização capilar caseira, que consiste numa versão caseira e mais econômica da técnica, que pode ser feita usando o secador de cabelo ou chapinha em casa, até o cabelo ficar bem alinhado. Porém, mesmo neste caso é indicado consultar um profissional experiente que possa avaliar o tipo de cabelo e quais as suas necessidades, antes de realizar o procedimento.

lavar%20o%20cabelo%20antes%20da%20cauterizacao.jpg

É possivel fazer a Cauterização durar por mais tempo?

Como cauterização serve para prolongar, por exemplo, o efeito de químicas de alisamento, existem algumas formas de preservar os efeitos dela também. Isso é importante para que os fios estejam sempre alinhados e o espaço entre uma química e outra seja bem maior, evitando a exposição dos fios a esse tipo de agressão frequente. Para isso, é importante que antes de fazer a cauterização você tenha uma rotina com um cronograma próprio para o seu tipo de fio. Temos o nosso Cronograma Capilar (Aqui)

Cauterizacao%20capilar%20phinna.jpg

Sempre use produtos que reponham a massa, os nutrientes e a água nos fios, de preferência, com fórmulas que visem os cuidados diários mesmo. A Phinna Cosméticos conta, por exemplo, com a linha Liso D+ com o fluido termoativado e com a linha Dream liss, que é um bbcream, que agem recuperando os fios quimicamente tratados ou danificados de maneira diária, sem efeito rebote! Ambas são ótimas opções para cuidar dos fios pré e pós Cauterização, repondo proteínas e auxiliando no prolongamento do efeito.

A Cauterização Capilar alisa o Cabelo?

Já falamos que podemos encontrar no mercado produtos que se auto definem como “Cauterização”, porém, contém algum tipo de química de transformação. Mas quando feita com os produtos corretos e da maneira certa, a sensação de fios mais lisos é proveniente do alto poder de selagem das cutículas. Apenas isso!

Você pode notar, inclusive, que o efeito liso se perde após algumas lavagens. Então, se a sua intenção for apenas cuidar dos fios e mantê-los mais selados, com movimento e brilho, não se preocupe, pois você não perderá a forma dos fios!

Cauterizacao%20capilar%20phinna%20cauter%20fix%20500g.jpg

Cauterização passo Unico - Cauter Fix 500g Phinna Cosméticos.

 

Cuidados depois da cauterização capilar

Depois de realizar uma cauterização no salão, existem alguns cuidados que ajudam a manter e efeito da técnica, como evitar o uso de shampoos de limpeza profunda ou com ação anti-resíduos e diminuir a frequência com que se lava o cabelo, isso porque esses produtos ou o aumento da quantidade de lavagens, pode fazer com que o efeito promovido pela queratina passe mais rapidamente, sendo necessário repetir o processo em um intervalo de tempo menor.

mulher%20fazendo%20cauterizacao%20Capilar.jpg

Foto: Mulher fazendo procedimento de cauterização nos cabelos

Cauterizacao%20Capilar%20comprar.jpg

É recomendado também que sejam realizadas hidratações semanais, com produtos adequados para o tipo de cabelo, para garantir e prolongar os efeitos da cauterização e proteger contra fatores externos. Além disso, durante alguns meses é também recomendado não fazer outros tratamentos ou procedimentos no cabelo, como tinturas ou alisamentos, para que o cabelo possa recuperar a sua saúde.

 

Conclusão: A cauterização capilar é muito mais do que um tratamento de beleza. É um ritual de cuidado que pode transformar completamente a saúde e a aparência dos seus cabelos. Neste blog, exploraremos todos os aspectos desse procedimento, desde como funciona até dicas práticas para manter os resultados. Prepare-se para embarcar em uma jornada de cabelos deslumbrantes e saudáveis por meio da cauterização capilar!

Receba novidades e ofertas incríveis!